terça-feira, 5 de novembro de 2013

Como evitar situações de risco em ambientes urbanos



Muitas vezes estamos desatentos durante todo o dia. Chamaremos de status conscious estar atento, não estar distraído. 

Uma pessoa muito desatenta, com pouco status conscious é um alguém muito vulnerável e estará sujeito a qualquer tipo de adversidade.


Como estar a maior parte do tempo nesse estado?



Sempre saiba para onde você está indo, como voltar, e, em caso de algum imprevisto, quem contatar ou para onde ir.





Avisar familiares e amigos sobre onde você vai e que horas volta é uma boa precaução.


Isso acontece muito com turistas, que por falta de pesquisa vão para lugares que não conhecem, acabam se perdendo. Ir para um lugar errado na hora errada pode custar caro. Conheça o local para onde você está indo, tenha em mente em quanto tempo irá voltar, como vai voltar, e, se esse ultimo plano (como voltar) der errado, quais serão as outras alternativas.

"Nossa, mas, isso é tão bobo." - Eu concordo plenamente com isso. Mas, se você já se perdeu, ficou sem dinheiro ou passou por apuros sem saber ao certo como voltar para casa, com certeza você sabe que ter essa premissa é algo fundamental para evitar dores de cabeça.



Preste atenção no trânsito. Muita.

   Para pedestres

Ao cruzar cada esquina olhar para os dois lados, algo óbvio, é indispensável. Nunca atravesse na certeza de que ninguém esta passando, você deve olhar além, estar atento aos veículos, perceber quais estão vindo muito rápido, muito devagar, e mantenha distância de avenidas e locais muito perigosos, escolha sempre o lugar mais seguro para andar. Normalmente andar no sentido contrário do trânsito te garante uma visão privilegiada dos carros que passarão por você. e, evita que você seja atingido pelas costas por algum carro.




 Evite aglomeração de pessoas.


Óbvio do óbvio, mas, um erro comum. Evitar aglomeração de pessoas é uma premissa básica para não se envolver em situações de risco. Para tal é preciso conhecer a geografia de sua cidade, ter em mente as ruas, estradas e rodovias menos utilizadas. Fuja sempre do óbvio, "ah, vou para a rodovia X" - se este for o primeiro pensamento comum entre você, seus amigos e sua família - esqueça - pois, muitas outras pessoas irão pensar exatamente o mesmo. Não adianta ir pelo mais cômodo, o mais fácil, é preciso sempre fugir do que a massa irá fazer. Isso serve tanto para retirar-se do ambiente urbano quanto para desviar de tais conflitos ainda indo para locais dentro de uma cidade. Algo crucial é que em aglomerações acontecem tantas coisas ao mesmo tempo que seu campo de visão, audição e todos os outros sentidos   ficarão confusos com os sons, movimentos, impactos, ou seja, você torna-se vulnerável. É muito fácil perceber a diferença entre estar dentro de algum tumulto e estar observando-o de longe.


E a dica mais importante: Preste atenção no que acontece a sua volta.


Estar atento é diferente de viver com medo, tenha isso consigo. Viver consciente nos beneficia em qualquer atividade, seja no trabalho, numa tarefa, esportes, resumidamente, em praticamente tudo. 

Observe o que está acontecendo a sua volta. Saiba das notícias regionais, nacionais e mundiais, sobre saúde economia e criminalidade. Seja um cidadão, informe-se, sempre! Pequenas atitudes embasadas de boas notícias e conhecimento transformam riscos em oportunidades, despreparo em segurança.


0 comentários:

Postar um comentário